Volume atinge as 99,8 mil unidades na soma de leves e pesados
REDAÇÃO Automotive Business
As vendas de implementos rodoviários cresceram 37% no acumulado de janeiro a outubro na comparação com mesmo período do ano passado, ao atingir o volume pouco acima das 99,8 mil unidades, na soma de leves e pesados, de acordo com os dados divulgados na quarta-feira, 6, pela Anfir, associação das fabricantes.
“Com esse resultado acreditamos que estamos cada vez mais próximos de chegar a nossa meta de cerca de 20% de recuperação”, afirma o presidente da entidade, Norberto Fabris.
O segmento pesado, que considera a soma das vendas de reboques e semirreboques, continua puxando o setor: com 53,2 mil unidades emplacadas, o volume foi 48% maior no comparativo anual, enquanto a categoria leve, de carroceria sobre chassis, cresceu 26%, para 46,5 mil.
Há dois meses, a Anfir revisou sua projeção de vendas para o ano apontando que o volume poderia chegar a 110 mil implementos rodoviários contra 93 mil da previsão anterior.
No entanto, Fabris prefere não confirmar o número final para 2019: “Não há como estimarmos porque alguns fatores interferem na precisão de qualquer cálculo”, explica. Segundo ele, o desaquecimento que ocorre no mês de dezembro, causado pelos feriados de fim de ano, somado ao fato de que o ambiente geral da economia ainda é de recuperação de negócios podem influenciar o mercado na reta final.