Gerdau aprova incorporação das controladas Sidertúl e Aceros Corsa pela Gerdau Corsa

Por Diana Cheng

O conselho de administração da Gerdau (GGBR3;GGBR4) aprovou a reorganização societária da subsidiária mexicana Sidertúl e das sociedades Aceros Corsa e Gerdau Corsa, também localizadas no México, controladas pela companhia em conjunto com o Grupo Córdova.

A operação envolve a incorporação da Sidertúl e da Aceros Corsa pela Gerdau Corsa. Nesse primeiro momento, o Grupo Córdova vai adquirir 16,84% do capital social da Sidertúl por US$ 32,5 milhões a fim de equalizar sua participação acionária no capital social da Gerdau Corsa. Com isso, a Gerdau vai aumentar indiretamente sua participação no capital social da Gerdau Corsa de 70% para 75%.

Segundo a Gerdau, a reorganização e a simplificação da estrutura societária no México vai (i) fortalecer a estrutura financeira da Gerdau Corsa, reduzindo alavancagem e despesas; (ii) centralizar as principais atividades do negócio, gerando maior eficiência operacional; e (iii) otimizar os processos internos, criando sinergia nas atividades e economia de escala.

A operação está sujeita à aprovação dos acionistas das sociedades envolvidas e da Comisión Federal de Competencia Económica (COFECE), órgão de defesa da concorrência mexicano.